Você está aqui: Página Inicial Notícias Secretários dos Parlamentos da AL e do Caribe debatem funcionamento de nova rede de intercâmbio

Secretários dos Parlamentos da AL e do Caribe debatem funcionamento de nova rede de intercâmbio

Temas como a revolução digital na América Latina e no Caribe, seu impacto sobre os Poderes Legislativos e o estabelecimento de uma rede de colaboração interparlamentar foram discutidos no evento

15/04/2011

Em encontro realizado no Panamá, entre os dias 14 e 15 de abril, Secretários Gerais de Parlamentos da América Latina e do Caribe se reuniram para trocar opiniões e realizar consultas sobre o estabelecimento de um mecanismo formal de cooperação interparlamentária, permitindo o intercâmbio de documentação, legislação e experiências entre os países membros.

Durante o evento, foi apresentada a proposta da nova Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e do Caribe (RIPALC). A página da Rede na Internet, que oferece as ferramentas para a troca de informações, foi desenvolvida, conjuntamente, pelos parlamentos do Brasil – Câmara dos Deputados e Senado Federal. Os Secretários Gerais discutiram e deliberaram sobre o estabelecimento dos estatutos para o funcionamento da RIPALC.

Para tanto, os participantes analisaram as experiências já existentes como, por exemplo, o Centro Europeu para a Investigação e Documentação Parlamentar (ECPRD, sigla em inglês) e a Rede Parlamentar Africana para o Conhecimento (APKN, sigla em inglês).

Com o uso de novas plataformas informacionais, as deliberações e estudos realizados pelos Parlamentos da América Latina e do Caribe ficarão abertos ao público em geral, oferecendo maior transparência sobre as ações realizadas pelos Parlamentos e garantindo um espaço democrático de discussão.

Ações do documento