Você está aqui: Página Inicial Notícias RIPALC será tema de palestras em encontros internacionais

RIPALC será tema de palestras em encontros internacionais

Nesta semana, a RIPALC será tema de palestras em dois diferentes eventos internacionais. Um deles é o workshop regional entre países caribenhos “O impacto das novas tecnologias na transformação do Poder Legislativo: da consciência ao Planejamento e à ação”, que acontece em Barbados. O outro é o 1° Encontro de Bibliotecas Parlamentares do Cone Sul, que ocorre na Argentina.

29/05/2012

Durante esta semana, a Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e do Caribe – RIPALC será tema de palestras em dois diferentes eventos internacionais.

Um deles é o workshop regional entre países caribenhos “O impacto das novas tecnologias na transformação do Poder Legislativo: da consciência ao Planejamento e à ação”, que acontece em Bridgetown/Barbados, entre 30 de maio e 1º de junho.

Nessa ocasião, a RIPALC será apresentada por seu Secretário Executivo, Adolfo Furtado, diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados do Brasil. Furtado irá demonstrar como funcionam as comunidades temáticas da Rede e discutir a criação de uma comunidade voltada para debates acerca do Planejamento Estratégico sobre Tecnologias de Informação e Comunicação.

O Secretário Executivo da RIPALC também participará do painel “Novas Tecnologias na Transformação do Poder Legislativo: uma revisão das iniciativas regionais”, que pretende mostrar as iniciativas empreendidas na região para alavancar o potencial das novas tecnologias nos processos de modernização parlamentar. O painel terá, ainda, a participação de Silvana Rubino-Hallman, especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Avinash Bikha, coordenadora de projeto do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU; e Franklyn Michael, diretor Centro Caribenho para Desenvolvimento Administrativo (Caricad). O mediador desse painel será Gherardo Casini, chefe do escritório do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.

O outro evento é o 1° Encontro de Bibliotecas Parlamentares do Cone Sul, que ocorre em Buenos Aires/Argentina, nos dias 30 e 31 deste mês. O encontro, organizado pela Biblioteca do Congresso da Nação da Argentina, visa criar e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas parlamentares do Cone Sul, a fim de promover o acesso à comunicação entre os países vizinhos.

No primeiro dia desse evento, a plataforma da Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e do Caribe e suas ferramentas de interação serão apresentadas pela Diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados do Brasil. Patrícia Milani explanará sobre os antecedentes da Rede, seus objetivos e estrutura de gestão. Ela também explicará como é possível participar da Rede e detalhará o funcionamento das Comunidades Temáticas.

Participam desse Encontro representantes das Bibliotecas Parlamentares da Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Ações do documento