Você está aqui: Página Inicial Notícias RIPALC é apresentada na pré-Conferência da IFLA

RIPALC é apresentada na pré-Conferência da IFLA

O Secretário Executivo da Rede abordou questões relacionadas à estrutura organizacional da RIPALC, como ela foi criada e qual a sua situação atual. Adolfo Furtado destacou, ainda, os principais desafios para curto e médio prazos. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Porto Rico, entre os dias 13 e 15 de agosto.

15/08/2011

Um breve relatório sobre a criação e as perspectivas da RIPALC foi apresentada no dia 13 de agosto por seu Secretário Executivo, Adolfo Furtado, em um painel sobre redes e cooperação entre parlamentos, no âmbito da pré-conferência da IFLA para bibliotecas e serviços de informação parlamentares.

Furtado ressaltou o papel dos seminários internacionais promovidos pela IFLA e pelo Centro Global das Nações Unidas para TIC nos Parlamentos, respectivamente em janeiro, no Chile, e em abril, no, Panamá. Nesses seminários, a ideia da criação de uma rede latino-americana e caribenha de parlamentos foi desenvolvida e concretizada, com a aprovação de seu estatuto por Secretários Gerais de 15 países da Região.

A apresentação abordou ainda uma descrição sintética da estrutura organizacional da RIPALC e da situação atual da Rede, que ainda está recebendo as indicações de correspondentes dos países signatários e solicitações de candidaturas de novos membros.

Finalmente, Furtado ressaltou os principais desafios que a Rede enfrenta no curto e médio prazos, especialmente a consolidação de um ambiente de efetiva colaboração e intercâmbio de conhecimentos entre os parlamentos da Região, seguida da cooperação com as demais redes regionais e globais.

Ações do documento