Você está aqui: Página Inicial Notícias RIPALC co-organiza eventos no Parlamento do Uruguai

RIPALC co-organiza eventos no Parlamento do Uruguai

Entre os dias 22 e 25 deste mês, o Parlamento do Uruguai irá sediar dois importantes encontros no âmbito da Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e do Caribe – RIPALC. Um deles é a 1ª Reunião do Comitê Executivo da Rede e o outro é o Workshop Regional sobre Planejamento Estratégico em TIC e o Uso de Mídias Sociais nos Parlamentos.

10/10/2013

Entre os dias 22 e 25 deste mês, o Parlamento do Uruguai irá sediar dois importantes encontros no âmbito da Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e do Caribe – Ripalc.

Um deles é a 1ª Reunião do Comitê Executivo da Rede, organizada pela própria Ripalc, com o apoio do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA), do Parlamento do Uruguai e do Centro Global para as TIC no Parlamento. O outro é o Workshop Regional sobre Planejamento Estratégico em TIC e o Uso de Mídias Sociais nos Parlamentos, que tem, ainda, o apoio da União Interparlamentar (IPU). Os dois eventos serão traduzidos para os três idiomas oficiais da Ripalc: português, inglês e espanhol.

A 1ª Reunião do Comitê Executivo da Rede ocorrerá no dia 22. O objetivo da reunião é avaliar os progressos alcançados pela Ripalc nos últimos dois anos e planejar as metas e ações para o próximo biênio, incluindo a definição de novas formas para dar sustentabilidade à organização.

Participarão do encontro os Secretários Gerais do Parlamento de Barbados, da Câmara de Deputados do Brasil, da Assembleia Nacional de Nicarágua, da Assembleia Nacional do Panamá e da Câmara de Representantes do Uruguai, que são os membros do Comitê Executivo. Também irão participar o Secretário Executivo da Ripalc (diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados do Brasil), além de representantes das Nações Unidas e da União Interparlamentar (IPU), como observadores.

A partir do dia 23, inicia-se o Workshop Regional sobre Planejamento Estratégico em TIC e o Uso de Mídias Sociais nos Parlamentos. O encontro tem a intenção de responder a alguns desafios enfrentados pelos parlamentos da América Latina para orçar e planejar estrategicamente o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto para melhorar a eficácia de seus processos internos quanto para aprimorar os serviços de comunicação e de informação voltados para os cidadãos.

O encontro será estruturado em três grandes temas: como são financiados os projetos de TIC e como os esses projetos são priorizados, face às demandas dos membros e da  administração do parlamento; questões relacionadas ao planejamento estratégico de TIC; e o uso das mídias sociais para envolver os cidadãos nas atividades do Parlamento.

Participarão do evento representantes de áreas relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação de 29 Casas Legislativas da América Latina.

Ações do documento